terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Belezas da Praia de Tambaba sâo destaques em rede nacional


A Paraíba foi o destaque na Globo News no programa de domingo, dia 02 de fevereiro apresentado pelo ex-deputado federal e jornalista, Fernando Gabeira, que veio ao estado fazer uma matéria sobre o naturismo, na Praia de Tambaba
VEJA A MATÉRIA
Tambaba é um dos exemplos mais bem sucedidos de praia de nudismo no Brasil. Considerada como o “paraíso do nudismo” no Brasil, Tambaba foi a primeira praia oficializada como naturista no Nordeste. A praia de água morna é cercada por falésias coloridas, corais e piscinas naturais.

A sua implantação acabou contribuindo para o crescimento de todo o turismo no litoral sul. O segredo é fruto da coordenação entre as associações de naturistas e a prefeitura. Existem seis praias vizinhas à de Tambaba e todas começaram a ser visitadas pelos turistas. Com a chegada deles, o pequeno comércio local e o setor imobiliário também cresceram.

Famosa por suas pedras, a praia de Tambaba é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas; do outro, os que não tiram a roupa. “Todos os dias, nós temos aquele trabalho constante de educar, de mostrar que esse espaço naturista é para quem está sem roupa. Temos três fiscais diariamente, fora a moça que fica na portaria”, diz Hildebrando Bezerra de Carvalho, dono da Pousada Tambaba Naturista. Ele conta que, mesmo assim, a curiosidade é constante.

A praia naturista não pode ser vista de fora e, na entrada, há uma barraca onde a dona fornece instruções aos visitantes. Basicamente, a instrução é para que tirem a roupa. Pela lei que criou a área de naturismo, só pode entrar vestido quem estiver a trabalho.
Tambaba também é uma das poucas praias que podem atrair alguns dos 800 mil naturistas do hemisfério norte que buscam um clima temperado o ano inteiro. Em Santa Catarina há três praias oficiais, mas com um clima e a água mais frios. “Desde que Tambaba vem se trabalhando como produto turístico, a comunidade vem se engajando para manter o respeito às famílias, a convivência harmoniosa entre praticantes e não praticantes”, destaca Juliana Lundgren, da Secretaria de Turismo de João Pessoa.

Europeus em baixa, brasileiros em alta
Segundo Hildebrando Carvalho, a frequência aumentou mais de 40% nos últimos quatro anos. Ele aponta que o crescimento é fruto de um trabalho das associações e federações de naturistas nas redes sociais, já que o número de turistas europeus diminuiu. “Converso com os poucos que estão vindo e acredito que seja a crise. Um casal de Portugal me falou que todo ano ele costumava vir, e agora está vindo de dois em dois anos porque não está em condições”, exemplifica o empresário. Ele ressalta que o número de visitantes brasileiros aumentou.

Para o professor universitário José Wagner, a educação provoca a mudança de comportamento. “Ninguém cria sem fazer revolução. Naturismo é progredir. Fizemos vários eventos sobre a questão de naturismo dentro das escolas, para que as pessoas entendessem que Tambaba é algo ímpar em nosso planeta”, afirma.

Fonte: Globo News

IMAGENS RELACIONADAS

















Nenhum comentário: